terça-feira, 20 de outubro de 2009

Papéis da BMF Bovespa abrem com forte queda de 8% após adoção do IOF

Por: Rafael de Souza Ribeiro
20/10/09 - 11h35
InfoMoney

SÃO PAULO - As ações da BMF Bovespa (BVMF3) abriram a sessão desta terça-feira (20) em forte baixa de aproximadamente 8%, cotadas a R$ 12,40, após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciar a taxação de 2% do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o capital estrangeiro em aplicações em renda fixae variável.

O decreto impõe IOF às liquidações de operações de câmbio para ingresso de recursos no Brasil, realizadas por investidor estrangeiro, para aplicação no mercado financeiro e de capitais.

Na visão dos analistas do Itaú, a medida é desfavorável para o mercado de ações brasileiro, já que os investidores estrangeiros diminuirão o volume transacionado na bolsa doméstica e começarão operar os ADRs (American Depositary Receipts) negociados em Nova York.

Com o menor volume transacionado, os analistas da Link acreditam que a medida impactará inicialmente os papéis da BM&F Bovespa, uma vez que sua principal fonte de receitas são as transações em bolsa.

Oferta de ações
Para a Link, as ofertas de ações poderão ser prejudicadas com uma menor demanda de estrangeiros. Os analistas aguardam que a BMF Bovespa tome medidas para minimizar os impactos negativos.

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário