sexta-feira, 30 de abril de 2010

Apple explica por que rejeita formato Flash

Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, tomou a iniciativa, ontem, de publicar uma carta aberta explicando por que a companhia de tecnologia continua a rejeitar o formato mais amplamente usado para assistir a vídeos na internet, o Flash.

Jobs postou no site da Apple comentários feitos em fevereiro contra o uso do Flash, controlado pela Adobe Systems. O executivo disse que os vídeos Flash consomem duas vezes mais baterias que outros formatos. Afirmou também que Flash foi a causa principal da quebra do sistema nos computadores Mac, da Apple, e que os programas Flash têm baixo desempenho nos dispositivos móveis - especialmente aqueles controlados por toque na tela, se comparados aos acionados por mouse.

No lugar do Flash, a Apple usa outros formatos, incluindo o HTML5, um padrão aberto de internet incentivado pela empresa.

A carta destacou a determinação do grupo em manter a fidelidade aos programadores de software, enquanto a competição cresce entre os dispositivos de alta tecnologia. "Nossa motivação é simples - queremos prover a mais avançada e inovadora plataforma para nossos programadores, e que eles trabalhem diretamente nessa plataforma e criem os melhores aplicativos jamais vistos no mundo", escreveu o executivo.

Os produtos da Apple não são compatíveis com o conteúdo Flash, o que significa que os sites que usam esses programas não rodam vídeos no iPhone, iPod ou no novo tablet iPad. Os programadores que escrevem aplicativos baseados em Flash têm que estar preparados para convertê-los para uso em dispositivos da Apple. Neste mês, entretanto, a Apple disse que rejeitaria tais aplicativos em sua loja on-line, devido ao que justificou como baixo desempenho. A iniciativa irritou os programadores e provocou reclamações públicas da Adobe.
Fonte: ValorOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário