sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Corretoras tentam pegar carona no sucesso dos sites de compras coletivas

SÃO PAULO – Oferecendo descontos de até 90% em produtos e serviços, os sites de compras coletivas já se tornaram um case de sucesso no mercado brasileiro, a cada dia ganhando novos adeptos e expandindo suas operações no País. Tamanha a força dessa expansão, não demorou muito para que essas promoções chegassem ao mercado financeiro, sendo comum hoje em dia vermos parcerias entre esses sites e corretoras.

É o caso da Ativa Corretora, que na última semana ofereceu por intermédio do site Peixe Urbano um desconto de 85% no curso para novos investidores no Rio de Janeiro. Assim, quem aderiu à oferta pagou R$ 45 pelo curso, ao invés do preço normal de R$ 300. A corretora também concedeu aos compradores da oferta que virassem clientes da Ativa 30 dias de corretagem grátis via homebroker. Além da capital fluminense, a Ativa também já ofereceu essa promoção em Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, onde foram vendidos ao todo mais de 2,3 mil cupons.

Outra instituição que tem utilizado esses sites para promover seus cursos é a Link Investimentos. “Já participamos com ofertas de cursos e corretagem gratuita nos sites Clube do Desconto, Groupon e Regateio”, disse Mônica Saccarelli, diretora do Link Trade, homebroker da corretora. Ao todo, 3 mil pessoas já usufruíram dos cursos da Link ofertados por esses sites.

"Atendemos desde o investidor que
estava ali por curiosidade até aquele
que queria realmente entender o
mercado pra começar a investir”
Cássio Correa, da Ativa Corretora
Promoção tem alcançado diversos públicos
Sobre a recente promoção da Ativa, o superintendente comercial da corretora, Cássio Correa, disse que se surpreendeu com a diversidade do público que aderiu à oferta. “Pelo tipo de site, eu achei que haveria uma prospecção maior de clientes jovens”, disse Correa. Contudo, além da forte procura de jovens 18 e 20, ele destacou o interesse de pessoas com idade entre 30 e 60 anos. “Isso para nós foi uma grata surpresa”, afirmou.

Correa não só ressaltou a diferença de idades entre as pessoas que aderiram à oferta, como também o interesse de cada uma delas no curso. “Atendemos desde o investidor que estava ali por curiosidade mesmo até aquele que queria realmente entender o mercado pra começar a investir através de uma corretora”, comenta o superintendente, que pretende lançar novas promoções para atrair investidores por meio deste canal.

O sócio da XP Investimentos, Gabriel Leal, destaca que esses cursos básicos são o melhor caminho para os investidores ingressarem no mercado de ações. “Isso vai estimular as pessoas a entrarem no mercado, pois a melhor forma disso acontecer é através da educação”, explica Leal, ressaltando que a corretora já ofereceu através de sites de compras coletivas em mais de 40 cidades brasileiras.

Maior exposição compensa queda nas margens
O sócio da XP frisa ainda que, embora essas promoções acabem impactando negativamente os ganhos com os cursos, existem outros fatores que compensam essas perdas. “É claro que isso acaba prejudicando um pouco as nossas margens, já que a gente vende produtos e serviços com preços muito menores, mas em compensação a gente ganha em termos de volume e torna-se uma empresa mais conhecida no mercado”, explica Leal.

"Isso já é uma realidade.
A gente não pode ficar de
fora de algo tão forte"
Gabriel Leal, da XP
Além disso, o sócio da XP ressalta que essas parcerias são uma tendência no mundo todo e que estão chegando agora no Brasil, não vendo, assim, motivos para ficar fora dessa onda. “Isso já é uma realidade e a gente não pode ficar de fora de algo tão forte e que está se tornando um sucesso absoluto”, disse Leal, complementando que pretende continuar lançando promoções por meio desta iniciativa.

Parceria não agrada a todos
Embora seja uma ótima forma de atrair curiosos e interessados na bolsa de valores, a parceria entre corretora e sites de compras coletivas não é uma unanimidade entre os intermediadores de mercado, principalmente aqueles que trabalham com grandes investidores e/ou com pessoas que possuem maior conhecimento sobre o mercado de ações.

É o caso da Interfloat Corretora: embora seus cursos sejam voltados para investidores com alto grau de instrução, a corretora estudou lançar em um site de compras coletivas curso com foco em iniciantes ou leigos do assunto. No entanto, devido à maciça oferta de cursos apresentados por outras corretoras com foco no pequeno investidor, ela optou por não continuar com o projeto.

"Nos posicionamos no mercado como uma corretora de nicho, que oferece serviços, atendimento, sistemas e capacitação (área educacional) diferenciados em relação ao mercado", afirmou a corretora em nota enviada à InfoMoney, ressaltando ainda que essa estratégia diferenciada não estava alinhada com a proposta dos sites de venda coletiva, "cujo principal objetivo é divulgar ofertas de produtos e serviços por preços mais baixos do que o normal, mesmo que seja por um espaço curto de tempo".

O que dizem os sites de compra coletiva?
De acordo com a diretora de comunicação do Peixe Urbano, Leticia Leite, os resultados da parceria com as corretoras têm sido muito bons desde a primeira oferta do gênero lançada pelo site, em julho de 2010, com a XP Educação. Na ocasião, foi ofertado um curso de introdução ao mercado de ações, com realização no Rio de Janeiro e 80% de desconto - levando o preço de R$ 250 para R$ 49. Foram vendidos 2.548 cupons.

"O desconto serviu apenas como
um empurrãozinho extra para
aqueles que queriam saber mais
sobre o mercado financeiro"
Letícia Leite, do Peixe Urbano
"Foi uma surpresa pra gente porque nunca tínhamos feito uma oferta desse tipo", explica Leticia, ressaltando que o carro-chefe de vendas do site sempre foi a gastronomia, a estética e coisas vinculadas ao entretenimento e lazer. Para ela, o resultado mostrou que as pessoas realmente possuem interesse em saber mais sobre a bolsa de valores. "O desconto serviu apenas como um empurrãozinho extra para aqueles que queriam saber mais sobre o mercado financeiro", explica a diretora comercial do Peixe Urbano.

Tendo em vista o retorno positivo dessas promoções, Leticia afirma que a busca pelas corretoras para firmarem acordos com o site tem sido constante. Diante da grande quantidade de interessados, ela avalia quais delas que se encaixam no perfil que o site procura. "A gente tem um processo de seleção para avaliar se a corretora realmente é bem avaliada nos mercados e que possa se tornar atrativa para os nossos usuários", explica a diretora. "A gente sempre procura corretoras bem conceituadas", complementa.

"Uma das ferramentas que podemos
utilizar hoje em dia para ficarmos
conhecidos no mercado são as mídias
sociais, inclusive esses sites de compras coletivas"
Antonio Montiel, da Um Educacional
Novas promoções virão
Vale mencionar que na próxima segunda-feira (24) o Peixe Urbano lançará uma nova promoção envolvendo mais uma corretora: a Um Investimentos. O curso "Desvendando a Bolsa de Valores - Bovespa sem medo" será realizado em São Paulo e terá seu preço normal de R$ 300 reduzido em 76%, para R$ 72. O curso terá duração de dez horas, sendo oito horas de teoria e duas horas de prática.

"Uma das ferramentas que podemos utilizar hoje em dia para ficarmos conhecidos no mercado são as mídias sociais, inclusive esses sites de compras coletivas", explica Antonio Montiel, que chegou na Um em setembro de 2010 com o intuito de montar a área educacional da corretora - a Um Educacional. Analista técnico com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, Montiel também foi quem desenvolveu e quem lecionará esse curso.

O responsável pela Um Educacional ressalta ainda que a corretora já está preparando uma estratégia de marketing que possibilite levar esse mesmo tipo de promoção para os seus outros 40 escritórios espalhados pelo Brasil dentro dos próximos dois meses, período em que ele espera que a Um Educacional inicie suas atividades.

Fonte: Infomoney

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