A Kaspersky Lab, empresa russa de software de antivírus, anunciou a venda de 20% do seu capital para o grupo de investimentos General Atlantic. Uma fonte ouvida pela agência Bloomberg afirmou que o negócio foi de US$ 200 milhões. A informação não foi confirmada pelo diretor de operações da Kaspersky, Eugene Buyakin. "O que posso dizer é que a General Atlantic se tornou o segundo maior sócio, atrás do fundador Eugene Kaspersky", afirma o executivo.
Como parte do acordo, o diretor de administração da General Atlantic, John Bernstein, passará a fazer parte do conselho de diretores da Kasperksy. Buyakin afirma que essa é a única mudança na estrutura da companhia. A participação do sócio investidor, diz, ajudará a empresa a acelerar o seu processo de crescimento, que tem sido de 30% ao ano em média. Para o ano de 2010, a Kaspersky estima ter crescido 38% em receita, para US$ 540 milhões, enquanto o mercado mundial de softwares de segurança cresceu 11,7%, totalizando US$ 4,7 bilhões, de acordo com o instituto de pesquisas americano Frost & Sullivan.
"Estamos entre os líderes e consideramos fusões e aquisições como parte da estratégia para chegar à liderança. A experiência do General Atlantic será fundamental para isso", diz Buyakin. A General Atlantic administra US$ 17 bilhões em capital e investe em empresas com forte potencial de expansão. No Brasil, o grupo de investimentos já teve participação na empresa de saúde Qualicorp e mantém hoje uma participação acionária na BM&FBovespa inferior a 5%.
De acordo com Buyakin, a Kaspersky ainda avaliará oportunidades de negócios com outras empresas. Como parte do plano de expansão, a empresa pretende abrir o capital em quatro ou cinco anos.
O anúncio foi bem recebido por analistas do setor. "A Kaspersky obteve um crescimento expressivo nos últimos quatro anos. A empresa planeja crescer 30% ao ano em cinco anos e está se movimentando para que isso aconteça", afirma o analista sênior de mercado da Frost & Sullivan, Fernando Belfort. Segundo o consultor, a empresa russa é a quarta maior do mundo, com 6% de participação de mercado. À sua frente estão a Symantec (42% de participação), McAfee (10%) e Trend Micro (7%).
A Kaspersky foi fundada em 1997 por Eugene Karspersky e sempre foi administrada pela família russa. A competição com as líderes ficou mais dura em 2010, com a compra da McAfee (que fatura US$ 1,9 bilhão por ano) pela Intel por US$ 7,68 bilhões. A Symantec (que fatura de US$ 5,9 bilhões ao ano) também cresceu com a compra da VeriSign, por US$ 1,28 bilhão. "O mercado de segurança está extremamente aquecido", diz Belfort. Ele prevê crescimento de 12,7% para o mercado global em 2011, para US$ 5,3 bilhões. O analista de mercado de software da IDC Brasil, Samuel Carvalho, prevê que o mercado brasileiro crescerá 19%. Em 2010, o setor faturou R$ 350 milhões.
Fonte: Valor
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